domingo, 11 de outubro de 2009

Turismo no mundo e no Brasil, alguns numeros interessantes!

Turismo por definicao é "atividade que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer , negócios e outros."
O fluxo de pessoas viajando é medido ano a ano no mundo todo. O grafico ao lado, muito interessante por sinal, mostra o percentual de desembarque de turistas referentes a 2005 ate abril de 2009 no mundo e pelos 5 continentes.

Um dos relatorios apontam uma reducao de numero de turistas no mundo, uma reducao de 8,4% ou seja, 247 milhoes de turistas deixaram de viajar. As justificativas para esse quadro sao a crise economica mundial e a gripe suina. Acredito mais no fator crise que a gripe. A regiao que mais deixou de receber turistas foi o Oriente Medio, seguido pela Europa, Asia e America. A Africa por incrivel que pareca teve pouca reducao de turistas no continente.

Os dados mais recentes disponiveis que encontrei no ministerio do turismo apontam para dados de 2007 publicados em 2008 baseados na OMT Organizaco Mundial do Turismo. Em 2007 no mundo 903 milhoes de pessoas chegaram em algum lugar no mundo para fazer turismo. A França foi pais que mais recebeu turistas no mundo, 82 milhoes de turistas. Espanha, em segundo lugar, recebeu 60 milhoes de turistas. A lista segue com:

3- EUA (56 milhoes)
4- China (54 milhoes)
5- Italia (43 milhoes)
6- Reino Unido (30 milhoes)
7- Alemanha (24 milhoes)
8- Ucrania (23 milhoes)
9-Turquia (22 milhoes)
10- Mexico (21 milhoes)
11- Malasia (21 milhoes)
12- Canada (17 milhoes)

E o Brasil? O Brasil em 2007 recebeu 5 milhoes de turistas! Como entender esse numero? Um pais tropical abencoado por deus e bonito por natureza e uma das 10 principais economias do mundo com esse vergonhoso numero de turistas por ano.
Para se ter uma ideia, ano passado uma das edicoes d0 caderno de turismo do estadao foi dedicado a Galicia, a linda regiao galega que fica na Espanha. A Galicia, segundo a materia, recebe 6 milhoes de turistas por ano e considerada uma das regioes menos visitadas da Espanha. Mas a regiao galega recebe mais turistas que o Brasil. Nao é pra ficar em estado de choque?
Nao por ser a Galicia, alias a regiao recebeu minha visita 2 vezes porque faz parte das minhas origens e recebera mais vezes minha ilustre visita...hehehe Mas é incoenrente o Brasil receber tao poucos turistas por ano. Essa incoerencia reflete entao no super, mega potencial a ser explorado economicamente com o turismo no Brasil
A participacao do Brasil na America do Sul corresponde a 26%, mas no mundo todo corresponde a 0,56%, muito pouco, pouquissimo e lamentavel! Acredito que esse quadro tende a melhorar, a passos de tartaruga, mas tende a melhorar. Muitos grupos estrangeiros estao de olho nos lotes tropicais, em Alagoas soubemos de grupo turco que dentro de breve vai criar um resort na praia de morro do camaragibe. Um verdadeiro paraiso!
Dados de 2008 no grafico acima mostra que o ranking dos turistas de paises estrangeiros que mais visitam o pais, Argentina é o numero 1, seguido por EUA, Italia, Alemanha, Chile, Portugal, Paraguai, Franca, Espanha e Uruguai.
Sempre achei que para o turista estrangeiro o Brasil é mega barato até que uma australiana que ficou 4 meses viajando pelo nosso pais me disse que mesmo para ela o Brasil era caro, os tickets aereos internos ela dizia que eram muito caros. Eu concordo em genero, numero e grau. Esse ano que muita coisa mudou, ja eh possivel ir e voltar para a amazonia por 250 dolares dependendo da epoca, inimaginavel anos atras, sempre foi em torno de 700 dolares, um absurdo. Tem destino internacional por esse preco. Saiu uma promocao da voeazul por 499 reais que voce pode viajar durante um mes quantos destinos quiser, vale somente de 15/10 a 16/11 deste ano. Nunca pensei que poderia ter uma promocao como essas aqui. Isso significa uma excelente perspectiva de viagens pelo territorio nacional e estimular tambem o crescente mercado interno de brasileiros viajando pelo nosso país porque os brasileiros mal conhecem nosso proprio país, isso é um fato.
A mentalidade brasileira precisa mudar e ousar mais na questao turismo no Brasil tanto para receber os estrangeiros quanto os proprios basileiros. Potencial natural ja existe mais do que comprovado!

2 comentários:

  1. Sinto que farei algo no turismo! Acho que essa é a nossa praia amiga!!!
    Sinto isso! sinto isso!
    O Brasil é promissor!!! Vamos investir!
    hehehe

    ResponderExcluir
  2. Idéias não nos faltam...hahahaha

    ResponderExcluir