domingo, 25 de outubro de 2009

33ª Mostra Intenacional de cinema by I&F

I&F são as amigas Iara e Fernanda na 33ª mostra internacional de cinema. Já que não saímos na vejinha sairemos no meu blog mesmo! hehehe


Gente, a mostra está muito boa esse ano. Os filmes estão espalhados por vários cinemas na região da avenida paulista. Ao todo já assistimos 4 filmes, minha meta é de 10 filmes, a meta da Fernanda são de 20 filmes...Eu já completei 40% da minha meta com 3 dias de 14 dias que vai durar a mostra. Dos 4 filmes que assitimos os diretores dos respectivos filmes estavam no final da sessão para um bate-papo. Amei ver os diretores e poder ver eles explicando porque fez o filme, o que ele pensou, como foi...muito bacana esse contato direto. No final de cada filme entregamos uma folha dando uma nota de 1 a 5 para o filme. Eu dei três notas 5 e 1 nota 2. Vamos aos filmes:


O primeiro filme que assistimos foi o canadense Off World ou em português Outro Mundo do diretor Mateo Guez (lindo por sinal) nota máxima para o filme e para o diretor...hehehe. O filme conta a história de um filipino chamado Lucky que foi adotado por um casal canadense quando criança e volta depois de adulto para as Filipinas. O filme se passa na favela chamada "Smoky Mountain slum" uma favela que se formou em cima de um lixão que sai metano e tudo de mais terrível que se pode esperar dessas áreas. A grande sacada do diretor foi mostrar uma situação que é real e criar uma história em cima disso com direito a um romance também. O diretor conta que levou 14 semanas gravando e que ele pagou do próprio bolso tudo. Ele disse também que quando o filme ficou pronto ele levou para as pessoas que moram nessa favela assistirem, ele disse que todos se emocionaram muito por verem a história deles numa tela de cinema.
O Lucky volta para as Filipinas atrás da família em busca da sua própria identidade. Ele quis dizer que todos nós temos uma identidade e a do personagem surgiu na smoky mountain slum. O ambiente em que passa o filme causa uma sensação super incômoda, aquele monte de lixo, aquelas crianças e famílias inteiras morando alí.
É um filme bastante chocante, mostra a realidade nua e crua embora eu tenha escutado comentários de pessoas que acharam o filme ruim. Pra quem está acostumado em ver filmes lindos, maravilhosos e perfeitos realmente não vai entender que é possível fazer filme que mostra a realidade de um determinado lugar mesmo que não seja perfeita. Todo o dinheiro que for obtido com o filme será revertido para ajudar as pessoas dessa favela nas Filipinas.
O diretor tem um blog: http://theofilms.blogspot.com/ Recomendo muitíssimo esse filme! Esse filme me lembro o filme brasileiro Estamira que se passa em um lixão no Rio de Janeiro, a condição humana é mesma do filme canadense.
O outros filme que assistimos foi o argentino "Águas verdes", nota 2..o ambiente do filme é lindo, numa praia na Argentina chamada águas verdes mas não saquei qual era a do diretor, o final ficou sem noção alguma.
Os outros dois foram o documentário americano chamado Playground e o documentário alemão chamado Almas Alemãs: A vida na colônia Dignidad. Sobre esses 2 filmes, dei nota máxima também, ficará para o próximo post porque estou com muito sono. Essa vida de ir ao cinema cansa...hahaha
Como é bom morar em Sampa e ter acesso a todos esses filmes, me sinto mais cosmopolita do que já sou! hehehe

3 comentários:

  1. Fala Iarinhaaaaaaaaaaaaa

    Muito bem pessoal!!! Essa Mostra é o momento mais emocionante do ano com relação ao que se passa no cinema!!!

    Estou com a Iara... o primeiro filme...que mostra o lixão nas Filipinas foi para estrear com muito orgulho!!! O diretor, muito inteligente, sensível (e lindo) nos mostrou esse ponto de vista da lentes que é de arrepiar, emocionar, enfim, assistam!!!

    Ainda penso sobre o "Águas Verdes", nem votei nesse pq perdi o papel!! hahahaha!!!

    Os dois documentários tb foram um arraso!!

    Amiga... é nozes!!!!

    ResponderExcluir
  2. Feeeee,
    Ele tem facebook! Obviamente já adicionei na minha lista...hehehehe Meu adivinha qual o status de relacionamento dele.....SOLTEIRO! hahahaha Pena que ele não mora no Brasil!;(
    Os filmes iranianos nos aguardem, muitas emoções estão por vir ainda!
    Sinto que amanhã vou no cinema!
    hahahaha
    bjossss

    ResponderExcluir
  3. Está sim na Vejinha!! http://vejasaopaulo.abril.com.br/blogs/33-mostra-cinema-sao-paulo/2009/10/26/repercussoes-na-rede/

    Beijos e bons filmes!

    ResponderExcluir